Em nome do Samba!

A nossa majestade, o Samba! - Suplemento especial do BSP



Dizem que, ‘Quem não gosta de samba, bom sujeito não é!’. Ruim da cabeça ou doente do pé pode até haver alguns, mas o Samba, seja como música ou manifestação cultural tem presença forte e marcante na construção da identidade do cidadão brasileiro
A origem do samba tem raízes na África, trazido para o Brasil pelos escravos, misturou-se a cultura indígena e também dos brancos europeus, popularizado através das décadas por grandes nomes da cultura popular, o gênero a cada dia se torna mais brasileiro. O nome Samba é, ao que se cogita, uma variação da palavra angolana Semba, um ritmo religioso cujo significado é umbigada, devido à forma como era dançado.
O samba tomou uma cara mais carioca no início do século 20 com a transposição de escravos da Bahia para o Rio de Janeiro, lá ganhou novos contornos, instrumentos e histórico próprio. Surgindo assim o samba moderno como gênero musical. Alguns pesquisadores, atrelam o maxixe, o indu, o jongo e a modinha como fontes de estilo que sintetizadas, influenciaram e deram origem ao samba como o conhecemos hoje.
Conhecido de todo o brasileiro que se preze e de muitos estrangeiros que foram conquistados pelo estilo, o samba é composto basicamente de instrumentos de percussão - legado deixado pela forte influencia africana - tendo como maiores e mais conhecidos representantes o pandeiro, o tan-tan e a cuíca; o trio de cordas formado pelo violão comum, violão sete-cordas e o famoso, cavaquinho; e alguns instrumentos como xique-xique, flauta transversal, entre outros compõe o conjunto que confere ao ritmo uma mistura cadenciada e marcante.
Falando de temas como amores, desilusões, comunidade, alegria, tristeza e questões sócio-culturais, o Samba, aborda de uma forma ora crítica, ora melancolia e triste e muitas vezes alegre, apaixonada, descompromissada e despretenciosa os problemas do dia-a-dia do cenário onde ele nasceu, cresceu e foi imortalizado: os morros. Falar de samba é, sem dúvida, falar da comunidade dos morros, em sua maioria situados no Rio de Janeiro. E é, com certeza, falar da vida, das pessoas e das grandes agremiações que se tornaram as escolas de samba, que tiveram como embrião as rodas promovidas por moradores destes, alguns blocos e cordões carnavalescos que tomaram grandes proporções e se tornaram suntuosas fábricas de folia e divulgação do carnaval e do samba como expressão artística.
As escolas de samba são grandes redutos dos mestres sambistas, os grandes bambas do gênero como Paulo da Portela, Cartola, Jamelão, Mário Reis, Donga, Henricão, Heitor dos Prazeres, Ismael Silva, Sinhô, Noel Rosa entre outros tantos muitos, imortais e, sem dúvida, referências e divulgadores maiores da cultura do samba, suas raízes, seus ritmos e seu estilo.
Vamos falar de samba sempre por aqui, por isso a última semana de cada mês virá acompanhada deste suplemento especial chamado "Em nome do Samba!". Que, não é segredo para mais ninguém, é uma das minhas grandes paixões e para o qual tenho dedicado boa parte do meu tempo. A minha pesquisa é um projeto meio solitário, quase uma viagem de auto-descobrimento, mas vale a pena dizer que tenho contado com alguns encontros felizes e bem-vindos e que com certeza irão me orientar e me ajudar por esse caminho regado ao compasso do pandeiro e do tan-tan, ao som da flauta, do violão e do cavaquinho. Então, vamos abrir alas, a nossa majestade, o Samba, vai passar!


-------------------------------------------------------------------------


Postscriptum:


Caros Amigos. Final de mês e pelo visto vamos ter mais um ano frenético! Estou correndo, como sempre! Tentando visitar todo mundo, fechar a nossa viagem de férias - Algumas mudanças no roteiro, mas tudo bem - e ainda entregar alguns trabalhos que ficaram pendentes. No entanto muito feliz em saber que tem uma porção de gente nova visitando o blog e ficando por dentro das peripécias da Bailarina. Espero que gostem da novidade sobre o Samba e, é claro, fiquem á vontade para comentar, sugerir, criticar, elogiar...

Abraços com muita luz, muito amor e muito samba para todos!


* Becitos especiais para Julita - Minha amiga e parceira do novo blog (Em breve news!); Victor - Amore! Genteeee esse 'mininu'...uíi!; Bellinha - Minha companheira de Domenic Rosê no Social em plena 4ª !; Tih - Minha irmã lindona e parceira de tudo!; Dinha - A melhor madrinha-prima do mundo!; Xuxu - Meu parceiro de café na Kahlua em plena 2ª feira!; Déia - Minha amiga sempre, até quando a gente briga;E para todo mundo que passa por aqui!


-------------------------------------------------------------------------


Trilha Sonora - Para ouvir enquanto lê:


- Canto das três raças (Clara Nunes_Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro)



 Clara Nunes - Clara Nunes - Canto das tres raças - Cigana Luiza

-------------------------------------------------------------------------


Sala de projeção - O que a Bailarina anda assitindo:

- "O caçador de Pipas" (The kite runner_Dir.: Marc Foster/ com Khalid Abdalla e Homayoun Ershadi) - Excelente!


Comentários

Anônimo disse…
Finalmente uma menção à minha humilde pessoa neste blog.

Hoje estava ouvindo Los Hermanos... Como não lembrar de você?
"É, morena, tá tudo bem...Sereno é quem tem, a paz, de estar, em paz, com Deus (...) Pra nós, todo amor do mundo(...)"

Beijos minha bailarina, saudade.

VH

Ps: Troquei o livro...
muito de mim disse…
samba realmente é tudo de bom!!!faz qualquer pessoa triste ficar contente com seu balanço e ritmo!
Unknown disse…
Oi...
Nem gosto de carnaval, pra mim o bom da ocasião é o feriado, o descanso...
Bjo pra vc!
Paulinha
Carla disse…
Ah, eu sou uma "boa sujeita"... amooooooo samba!!!...
Beijinhos...
Vc ainda está na folia?

Por aqui nao é como no Brasil, gracas a Deus, pois eu nao agüento...rs.

Beijao
Moni disse…
Oiee

o sanda mostra umas das coisas boas do brasil...
cultura dah melhor qualidade...

vc tah linkada no meu blog tb...

beijos
Fairy Tales disse…
Oi! Tudo bem? Você já conhece o Fairy Tales ?
To passando pra te convidar a conhece-lo! Lá
você encontra free layouts pro seu blog, gifs,
reloginhos, calendários e muito mais pra deixar
seu blog lindão! Corre pra lá! www.fairy-tales.com.br
E se quiser entre também na nossa comunidade no orkut!! Beijinhos
Bailarina disse…
Caros Amigos...

Passada a loucura do carnaval...Passo por aqui para agradecer as visitas e o carinho!

Bjks enormes para todos!

Bailarina
Anônimo disse…
intiresno muito, obrigado

Postagens mais visitadas deste blog

Meu pedido para Papai Noel...

Do que eu acredito...

A Bailarina por Francis Ponge...