sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

3x4...




Quase cem por cento das pessoas não gostam de seus respectivos retratos 3x4. Algumas têm verdadeiro horror em apresentar os documentos que constem desta singela fotografia de busto. Outras procuram fazer novas fotos para tentar, sempre em vão, achar uma que mais lhes agradem.
Interessante é pensar por qual motivo, qual razão para tamanha fobia? E pensando nisso descobri que o retrato 3X4 na verdade, é a foto mais fiel do que somos. Da imagem que está de fato refletida no espelho. Não há poses, truques, sorrisos forçados, caras e bocas. Há apenas um rosto inexpressivo, sem emoções, sem sentimentos. Está registrado ali, um rosto sem máscara, simples, aparentemente normal, fisiologia igual a dos demais, cabeça, cabelos, orelhas, olhos, sobrancelhas, nariz, boca, queixo...Uma parte do corpo.
O rosto que está no retrato 3x4 não diz o que se passou, o que viveu, suas tristezas, suas alegrias, seus sonhos, seus desejos. Nada diz sobre a vida. É só um rosto que identificará, que fará do seu dono reconhecível por suas características físicas, mas que na verdade não diz quem ele é na essência, nada diz sobre o ser. Então fica claro, o medo, a razão pela qual as pessoas abominam seus retratos 3x4, é que neles somos apenas um rosto, nada mais. Neste rosto não há disfarces, não há a nossa individualidade que nos diferencia dos demais. É medo de ser somente mais um. E ao mesmo tempo é medo de se mostrar de fato como se é, á limpo. Sem o sorriso amarelo, sem o beijo sem amor, sem a cena montada, sem o photoshop, sem representar o papel. É pavor de se mostrar como se é - feio, bonito, com nariz grande, boca pequena, olhos pretos, pinta na testa - mas não poder se mostrar quem é. O retrato 3x4 mostra como somos de verdade, mas não quem somos na realidade.
E fiquei pensando a preocupação não deveria ser do retrato, ele nada mais é que um pedaço de papel. Deveríamos nos preocupar se, no nosso cotidiano, não estamos nos escondendo e mostrando apenas aquela mesma face estampada no retrato 3x4. Se não estamos simplesmente mostrando o que somos e não quem somos. E alguns me perguntariam – Mas que diferença isso faz? – Ao que eu responderia prontamente – Isso? Ah, isso faz toda a diferença...
--------------------------------------------------------------------
Postscriptum:

Caros Amigos. Carnaval de descanso e sambinha só pra variar, porque ninguém é de ferro! Contagem regressiva para as minhas férias: faltam 8 dias - Uhú! - Estou adorando os comentários e as visitas, a ordem aqui é pra chegar e ficar á vontade, por isso continuem viu!

Abraços com carinho (e soninho...Afinal, são quase 2 da manhã!)
---------------------------------------------------------------------
Trilha Sonora - A música que embalou este post:

- Quando o carnaval chegar (Chico Buarque_Chico Buarque)

 Chico Buarque - Quando O Carnaval Chegar


---------------------------------------------------------------------
Nos bastidores - Qual o espetáculo que encantou a bailarina:

- Mulheres de Hollanda_(Dir. Pedro Cava/ Baseado na obra homônima de Chico Buarque) - Esplêndida!

11 comentários:

Teste disse...

Moça, você conhece o Ilu Obá de Min? Meu carnaval começou bem, acompanhando o bloco que me emociona sempre. No My Space tem: www.myspace/iluobademin

Beijoca.

Cleu Sampaio disse...

Sei lá o que é que deu no post aí de cima; eu que escrevi, tá? Rs... Beijo.

Booperfly disse...

Cinara...
Que belo texto...gostei da reflexão, tudo a ver!
E adorei a música que embalou o post...Chico é demais!
Bjos,
Paulinha

Luz disse...

Adoroo seu blog! Sempre passo por aki! Beijos!

Julia disse...

Tô te devendo!!
Já sei, um telefone, uma saída, um email, uma conversa... muitas pequenas coisas... sei disso!!
Mas me perdoe o momento não esta nada favorável... perdi a mão... não sei onde... mas perdi a mão!!!

Bjos

Victor Hugo disse...

Quem somos.
O que somos.

Acho que é o resultado de um misto de tudo. Também, assim como vc, não gosto de representar papeis. Foi como conversamos certa vez, qual é o mal em sermos só nós mesmos, com defeitos e virtudes, vontades e problemas?


Então minha bailarina, sairás de férias...Agora com o msn - Ok,me rendi aos prazeres da internet (rs) - podemos conversar mais vezes, afinal vou saber qdo estiver online...

Beijo e saudade,

VH

Luz disse...

Olá, obrigada pela visita! Gostei do seu comentario, me fez refletir mais... E bom saber que voce também é de Minaaas (como eu e Mariam)!!!! =] Beijoos!

Georgia disse...

Eu nao gosto de retratos 3X4, mas gostei da sua reflexao.

Bom dia!!!

Beijao

Sylvia ... Sylvita, Sylveth, Sylvinha ... disse...

Esses dias tirei uma foto 3x4 ... tentei ficar meio de lado sabe...pareceu boa uhauha mas não foi aceita para o documento em questão! Ou seja ... tive que ficar com a tradicional mesmo...que pra variar, detestei!!!

adorei o texto!

bj bj

Mony disse...

Que a nossa vida nunca seja um retrado 3X4, pois temos que extressar oq sentimos... alegrias, tristeza, saudade, amor... temos q ser intensos...

fazando uma visita..
beijos

Carla disse...

Hummmmmm... eu faço parte dos que odeiam foto 3x4...
Beijinhos...