Diga trinta e seis




(Leia ao som de Bird set free, da Sia)

Antigamente eu amava comemorar meu aniversário. Hoje, 36 primaveras depois, escolho a tranquilidade em receber o abraço mesmo que virtual das pessoas queridas e só. O frisson da comemoração ficou perdido entre a correria do dia a dia, um pouco de desânimo e, porque não dizer, no fato de que aquela energia dos vinte e poucos anos deram lugar à resiliência dos quase 40. Mas antigamente eu também amava sorvete de abacaxi, verão e voltar pra casa com o dia raiando depois de ir de um samba pro outro no final da semana. Hoje eu amo sorvete de pistache, inverno e ficar em casa assistindo Netflix. O tempo passa, o tempo voa, a poupança Bamerindus nem existe mais, e a gente muda, a idade é só uma forma de contabilizar essas mudanças. 

2019 não começou tranquilo, eu que sou de esquerda sabia que tempos difíceis se aproximavam, é uma linha tênue que separa o fácil do correto, eu cortei relações com gente que esteve na minha vida desde sempre, me afastei de gente que não queria perto de mim pelo simples fato de que não dá pra defender atrocidade e posar de cidadão de bem nas redes sociais, ouvi coisas absurdas e cruéis por conta desse meu posicionamento, e pra piorar teve Córrego Feijão, os meninos do Ninho do Urubu, da escola Raul Brasil, Moçambique... Então achei melhor entrar pra minha conchinha, sair dos grupos, das discussões sem fundamentos, em nome do respeito deixei de falar muita coisa e isso, claro, resultou em engolir sapos - e só eu sei como cada um foi indigesto. Meu corpo sentiu, veio a dor, o impacto, a perda da vitalidade, a doença autoimune. Talvez por isso tenha sentido tanto todas as mudanças, talvez por isso faltou ânimo quando deveria sobrar, talvez por isso esteja difícil certos dias e talvez por isso eu tenha resolvido voltar a escrever aqui... Shout it out like a bird set free.

Mas, é início de um novo ano astral, diga trinta e seis, Bailarina! Respire fundo, vire o leme a favor do bom vento, siga em frente apesar dos pesares, há de ser um novo dia, ainda há muitas alegrias por vir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu pedido para Papai Noel...

Do que eu acredito...

A Bailarina por Francis Ponge...