Meu cachorro me sorri latindo

(Leia ao som de O portão, com Roberto Carlos)

No último dia 16 o Lucky partiu. Há algum tempo ele estava com a saúde bem ruim, embora todos os meus esforços para que a fase idosa dele fosse com a melhor qualidade possível - e, acredite, eu não poupei força, nem grana. Acho que ele estava cansado dessa vida de vai no veterinário, toma '500 e 50 e 10' remédios, não pode subir escada, sofá nem pensar, tira os brinquedos pra ele não ficar agitado; eu já estava cansada, imagina ele, cujas únicas funções na vida eram: correr e latir pro gato do vizinho, tirar uma sonequinha encostadinho na gente, brincar com todos os seus brinquedinhos e ser perfeito sem defeitos. 

Eu sempre soube que ele partiria um dia, confesso que não esperava que fosse depois de 11 anos com a gente. Talvez, se eu desse todas as condições, ele poderia viver mais um tempinho, pensava esperançosa. Eu também já sabia sobre esse luto, sobre a dor de ter de vê-los partir quando a gente queria que ficassem e eu também já sabia da saudade e do vazio que se faz dentro da gente quando não se tem um cão. E é isso o que mais machuca quando eu penso que agora ele tá lá, infernizando São Francisco pra jogar o brinquedo amarelo, latindo incessantemente pra algum anjo - pelo amor da Deusa - dar a ele um biscoitinho de polvinho, porque aqui dentro falta essa presença imensa que o cachorro traz pra vida da gente, essa falta de ver ele sorrir latindo, como já diria Erasmo. 

Sou muito grata por toda alegria que cada um dos meus cães trouxe pra minha vida, sou mais grata ainda por eles terem me permitido ser a vida deles, essa vidinha tão curta perto da nossa, mas que parece enormemente grande se a gente pensar no tamanho do amor que eles são capazes de espalhar. Eu sei que meu pequeno padawan agora deve tá sentado com a Dolly, Huck, Jow, olhando pra mim enquanto escrevo e pensando - Ela era meio felícia, né? Mas a gente a amava! Coração se acalenta por ter certeza que eles sabiam que era recíproco, e vai ser pra sempre, onde quer que eles estejam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu pedido para Papai Noel...

Do que eu acredito...

A Bailarina por Francis Ponge...